• Captação 02 - ETA 1
  • Captação 02 ETA 1
  • Captação 01 - ETA 1
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sistema de comunicação via Rádio digitalSistema de comunicação via Rádio digital
A ideia surgiu entre alguns servidores da área técnica com o Diretor do SAMAE Ivã Alessandro Franzoi, ainda em dezembro de 2017. Como a comunicação entre a sede da autarquia e seus servidores do setor da manutenção era precária, no Distrito do Claraíba, por exemplo, havia problema com celulares.
Já em 2018, o SAMAE começou a trabalhar em cima da ideia de modernizar a comunicação interna via rádio, e uma das primeiras ações foi comprar da ANATEL uma frequência de rádio para a Autarquia. Depois foi entrar em contato com uma empresa do setor de comunicação para conseguir informações.

Após saber o que devia ser feito, A equipe do SAMAE foi atrás de um local para instalação de uma antena repetidora de sinal digital, colocação de container dos aparelhos. O local escolhido foi no alto do Morro da Cruz aonde já existe uma torre do Santuário.
O segundo passo foi entrar em contato com a Paróquia São Virgílio, através do Pároco Roberto Gottardo. Com ele foi apresentada a proposta de locação da torre para instalação da antena e local para container. Em 09 de outubro de 2018 foi assinado contrato de locação com a Mitra Metropolitana de Florianópolis.
O terceiro passo foi no dia 10 de outubro com a realização da licitação para a aquisição de materiais e o serviço de instalação do Sistema de Radio comunicação digital e VHF, para viabilizar o contato entre as unidades e frotas do SAMAE de Nova Trento. No dia 15 de outubro foi assinado contrato com a empresa DRJ Radiocomunicação LTDA, vencedora da licitação. Neste meio tempo foi solicitada ligação de energia elétrica.
No dia 01 de novembro, foi concretada a base onde ficaria o container e preparação para instalação elétrica. A equipe da empresa DRJ realizou os serviços de instalação de antena repetidora, container com equipamentos entre os dias 26 a 28 de novembro.
No dia 28 de novembro de 2018, os servidores do SAMAE e técnicos da Empresa DRJ fizeram os testes dos aparelhos de comunicação em todos os pontos da cidade: Vígolo, Captação de água na Vasca, Ponta Fina Sul, Distrito de Claraíba, Interior do município até o Distrito de Aguti.
A partir desta data, ficou implantada este sistema de comunicação via rádio, na qual futuramente será utilizada pelo SAMAE em todos os veículos e também na questão de informações de dados, além de disponibilizar o serviço para o município.

Fonte: SAMAE/NT