Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste
menu
Facebook
 
×
Perguntas e Respostas



Samae

Significa Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. É uma autarquia municipal (Entidade Autônoma) responsável pela captação, tratamento, distribuição, fornecimento, cobrança de água, ampliação da rede, que foi criada em Nova Trento por Lei 1136/1991 de 04 de Julho de 1991, sendo inaugurado em 16/10/1993 (ETA 1), e em 22/08/2004 (ETA 2).

Endereço: Rua dos Imigrantes, 356, Centro - Cep: 88270000 - Nova Trento/SC
Telefones: (48)3267-0380 / (48)3267-0858
Whatsapp Comercial: (48) 3267-0380
Whatsapp Plantão: (48) 99983-1701
Email: [email protected]
Site: http://samaenovatrento.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/samaenovatrento

Fora do atendimento de horário normal, o cidadão deve ligar para o “Disque Plantão” no telefone (48) 99983-1701

Atualmente o Samae de Nova Trento possui o seguinte organograma de servidores públicos: dois cargos comissionados: Diretor, um Chefe do Departamento de Operação e Manutenção; um gratificado: Coordenador; 18 cargos efetivos, sendo no setor administrativo: um Oficial de Administrativo, dois Escriturários, um Auxiliar Administrativo, um Técnico Contábil, dois Agente de Serviços Gerais. Setor de Manutenção é formado pelos seguintes cargos: um Assistente Técnico, dois Auxiliares de Operações, um Auxiliar Técnico, Um Oficial Técnico, um Assistente Técnico de Manutenção e Operação e cinco Encanadores. Atualmente o SAMAE possui 11 cargos sendo ocupados.

Atualmente o Samae de Nova Trento possui duas Estações de Tratamento de Água: ETA 1, a principal na localidade de Vasca que atende 90% da população urbana, dos Bairros do Baixo Salto, Besenello, Cascata, Centro, Espraiado 1, Frederico, Mato Queimado, Ponta Fina Norte, Ponta Fina Sul, Ribeirão da Velha, São Roque, Trinta Réis, Vasca, Velha e Vígolo. A ETA 2, no Tirol, que atende grande parte do Distrito de Claraíba, como as comunidades de Claraíba, Espraiado 2, Indaiá, Lombardia, Morro dos Polacos, Ribeirão do Kroecker, Tirol.

A captação da água bruta na ETA 1 ocorre em duas nascentes, localizada na localidade da Vasca, a 5 km do centro de Nova Trento, que chamamos de captação principal. O manancial da Vasca é o principal deles, sendo responsável por aproximadamente 90% da água captada e distribuída no município. Também é captada água bruta na ETA 2 em duas nascentes na localidade do Tirol, para atender os 10% restantes da população, através de Sistemas Independentes no Distrito de Claraíba, que chamamos de captações secundárias.

Nas duas estações de tratamento o processo é o mesmo, e é chamado de “Filtração Lenta”. A água, que vem por gravidade da represa, perpassa por filtros compostos por areias de diferentes tamanhos. A Filtração através do leito de areia, somada à ação microbiana, é responsável pela retenção das partículas de impureza da água. Dos filtros a água segue ao reservatório, onde recebe no caminho dois produtos químicos: Hipoclorito de Sódio (Cloro), para garantir a eliminação de microorganismos patogênicos causadores de doenças, e o Fluossilicato de Sódio (Flúor), para prevenir a incidência de cárie dentária. Em 2013 foi construída uma nova estação de tratamento do tipo Clarificador de areia na ETA1. Em 2018, o SAMAE está planejando a construção do Clarificador na ETA2.  Através deste haverá um aumento na capacidade, tanto em quantidade como em qualidade de água a ser tratada.

Para garantir a qualidade da água, um controle de análises é realizado antes (água bruta) e após o tratamento (água tratada), atendendo à Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Para um melhor acompanhamento de resultados e qualidade da água tratada os operadores das ETAs (Estação de Tratamento de Água), fazem análises, de 2 em 2 horas diariamente, como: Turbidez, cor, pH na água bruta; e cloro, flúor na água tratada, exigidos pelo Ministério da Saúde. Semanalmente são realizadas análises terceirizadas para coliforme fecal. Em 28 pontos mensais da rede de distribuição, um monitoramento também é realizado, confirmado a qualidade da água que chega aos pontos de consumo. Semestralmente, uma análise completa da Portaria 2914 do Ministério da Saúde, com mais de 80 parâmetros, é realizada na água tratada da ETA da Vasca e da ETA do Tirol. Nenhuma situação de risco à saúde foi constatada em 2017, estando os laudos disponíveis no setor de atendimento ao público do Samae.

Para alterarmos o nome que consta na fatura precisamos que o novo pagador traga no SAMAE:
1º) cópia de uma fatura.
2º) cópia de contrato de aluguel ou do documento desse imóvel no novo nome (ex: recibo, escritura, documento que comprove que o imóvel foi doado...);
*A transferência só se faz através de cópia de documento assinado.
3°) cópia do RG e CPF

Ocasionalmente, certos pontos da cidade permanecem algumas horas sem o abastecimento de água, devido a reparos  e ampliações que estão sendo efetuados na rede, para garantir que a água com qualidade chegue a todos os usuários do SAMAE.

Ligando para setor de atendimento no número 48-32670380 ou mandando um email pelo nosso fale conosco, não esquecendo de colocar o código da ligação.

Para requerer uma nova ligação de água, basta trazer no SAMAE:
- cópia do documento do imóvel ou carnê do IPTU ou autorização da Prefeitura ou cópia de alvará de construção;
- cópia do RG e CPF.
Para requerer ligação para Construção:
- cópia de alvará de construção;
- cópia do RG e CPF.
Prazo: é de até 8 dias úteis para a execução da ligação.

Casas lotéricas, Caixa Econômica Federal, Trentocredi, Sicredi, Cresol, Bradesco, Banco do Brasil (Auto-atendimento).

Banco do Brasil, Trentocredi, Sicredi, Bradesco.

Primeiro fazer um requerimento no Samae, e levar uma fatura em seu banco (Banco do Brasil ou Trentocredi ou Bradesco ou Sicredi) e aguardar sair no lugar do código de barras a mensagem "débito automático". Para cancelar é só levar uma fatura também ao seu banco.

Você deverá pagar uma multa pelo atraso de 2% sobre o seu valor, a ser cobrada na fatura posterior (Decreto n° 022/97).

Não, o usuário/cliente deve apresentar todas as faturas pagas e pedir a religação, ou pedir por telefone um dia após efetuar o pagamento das faturas e pagar a taxa de religação.

O volume de água cobrado na taxa mínima em Nova Trento é de 10 m³ ou 10 mil litros.

O Corte ocorre após 30 (trinta) dias do lançamento da Notificação de débito (nunca por quantidade de contas). Após o corte, a pessoa deverá efetuar o pagamento das faturas em atraso notificadas, para depois voltar ao atendimento do SAMAE para solicitar sua religação. A taxa de religação deve ser paga para ser religada a água junto com as faturas em atraso.
Corte simples - religação no período de 48 horas. Corte na Rede - religação no período de 72 horas, sendo que o cliente deverá providenciar o padrão caso não tenha.

Um metro cúbico equivale a 1.000 (mil) litros de água.



topo